eSocial: sua empresa está preparada?
O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que foi instituído por meio do Decreto 8.373/2014. O seu objetivo é o de simplificar a administração dos dados dos funcionários das empresas, bem como a prestação de contas ao governo. O eSocial permite aos empregadores informarem de modo digital as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Para os empresários, o benefício principal é a facilidade em se manter em dia com o fisco. Afinal, para executar todas as tarefas burocráticas é preciso uma equipe qualificada e tempo, sendo que com o eSocial é possível realizar tudo em menos tempo e mesmo com um quadro mais enxuto de pessoal. Já para o governo facilita a fiscalização e detecção de infrações referentes às normas previdenciárias e trabalhistas. Para os trabalhadores, é uma garantia maior que o seu empregador está realizando todos os procedimentos necessários para que sejam garantidos os seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Quando uma empresa está apta a integrar o eSocial ela deve prestar uma série de informações ao sistema, sendo possível dividir esses dados em quatro grupos. São eles:
- Eventos iniciais: cadastro de dados básicos para identificar a empresa e cada um dos seus funcionários;
- Eventos de tabelas: são informações salvas em tabelas para que sejam usadas em mais de um arquivo do eSocial, para informar eventos periódicos e não periódicos;
- Eventos não periódicos: fatos jurídicos trabalhistas que não possui data determinada para acontecer, mas depois possui prazo de transmissão;
- Eventos periódicos: eventos periódicos determinado de modo prévio que possuem prazo até o dia 7 do mês seguinte.
É importante ainda dar início a esse procedimento o quanto antes, uma vez que a Previdência e o Ministério do Trabalho podem fiscalizar as empresas para averiguar se os sistemas estão adequados às novas necessidades. Em alguns casos, os empreendimentos que não estiverem adaptados podem ter que pagar multas.
Para que a sua empresa esteja preparada, portanto, é preciso implantar um sistema que, além de informatizar os dados, conecte os setores, como o financeiro, fiscal, estoque, vendas, pessoal e outros. Isso é necessário porque todos eles estão envolvidos de uma forma ou outra nas novas exigências do governo. Além disso, essa conexão dos setores é muito benéfica para o seu negócio, uma vez que dessa forma é possível realizar todas as tarefas cotidianas com mais praticidade e rapidez.